FISIOTERAPIA GERIÁTRICA
Busca a prevenção e a manutenção das funcionalidades do idoso, utilizando-se de técnicas como exercícios ativos, globais e que treinem o equilíbrio desses pacientes, a Fisioterapia Geriátrica permite ainda proporcionar ao idoso a melhora na sua qualidade de vida, aproximando-o da superação das suas limitações acometidas pela idade, é indicada principalmente para pessoas acima dos 50 anos de idade, embora não seja necessário apresentar problemas como dificuldade locomotora causada por problemas musculares ou nas articulações. Sua aplicação pode se fazer necessária tão cedo quanto sejam percebidos os sinais da perda da sensibilidade e controle das ações motoras advindos com o tempo já vivido.
Benefícios. A Fisioterapia Geriátrica proporciona ao paciente o envelhecimento com qualidade de vida, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções, o aumento da força muscular e das funções da memória do idoso. Ainda garante a independência e o conforto na realização de atividades por parte dos pacientes idosos no seu dia a dia.
Com a expectativa de vida aumentando no mundo inteiro, faz-se mais do que necessário uma atenção especial ao idoso. O processo de envelhecimento traz com ele uma série de mudanças que são fisiológicas mas que se não tratadas, podem trazer conseqüências sérias e indesejáveis para o idoso.
A fisioterapia geriátrica, uma especialidade da fisioterapia, chega para atuar na prevenção e reabilitação do idoso com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida. Um trabalho desenvolvido por profissional competente proporciona melhora da força muscular, melhora do equilíbrio, melhora da capacidade respiratória, melhora da incontinência urinária, da flexibilidade, da dor, da postura, da coordenação e não menos importante, melhora da marcha. Desse modo, as alterações do envelhecimento são minimizadas.
A fisioterapia geriátrica usada como prevenção de futuras patologias, previne e diminui o risco de quedas, um mal infelizmente muito comum nos idosos devido ao déficit de equilíbrio e de força muscular principalmente. Um tratamento adequado traz independência e devolve ao idoso autonomia para a realização das atividades de vida diária. Desenvolvido para melhorar a qualidade de vida, permite que o idoso consiga viver saudável, com capacidade para realizar atividades de lazer e socialização, permitindo que ele participe ativamente de tudo sentindo-se útil no que lhe for solicitado.