HOMECARE FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

A Fisioterapia Neurológica tem por objetivo tratar eficazmente os distúrbios e minimizar os efeitos da incapacidade, seja ela permanente ou não e readquirir a máxima independência funcional possível. Hoje, com as modernas técnicas e com o aprimoramento constante, essa área da fisioterapia obtém grandes resultados.

A reabilitação tem como intuito restaurar a identidade pessoal e social dos pacientes que sofreram lesões neuromusculares buscando o bem estar físico e emocional do indivíduo.

O tratamento é globalizado e tem como objetivos principais:

1.         Prevenir deformidades, orientar a família e o paciente seja ele adulto ou criança,
2.         Normalizar o tônus postural,
3.         Melhorar habilidades cognitivas e de memória,
4.         Reintegrar o paciente a sociedade,
5.         Diminuir padrões patológicos,
6.         Prevenir instalação de doenças pulmonares ou qualquer outra intercorrência,
7.         Manter ou aumentar a amplitude de movimento,
8.         Reduzir a espasticidade,
9.         Estimular as atividades de vida diária, a alimentação, o retreinamento da bexiga             e intestinos, a exploração vocacional e de lazer;
10.       Otimizar a qualidade de vida do paciente.

Doenças mais comuns

Hemiplegia: Ocorre geralmente após um acidente vascular encefálico (Derrame Cerebral) onde o individuo geralmente fica com um lado do corpo paralisado.

Doença de Parkinson: O paciente apresenta: tremor, lentidão dos movimento, rigidez muscular, alterações posturais e quedas frequentes.

Polineuropatia: Refere-se aos obstáculos em que os nervos periféricos são afetados por um ou mais processos patológicos, levando-os á incapacidade motora.

Traumatismo Craniano: Depois de algum trauma, o cérebro quando lesado pode levar o paciente ao coma, déficits físicos e incapacidade.

Paralisia cerebral: O paciente, em geral pediátrico, apresenta variações no tônus, problemas na coordenação da postura e nos movimentos. Suas atividades são baseadas no uso da mobilidade anormal, tornando-se cada vez mais limitadas.